A ciência vem a cada dia demonstrando o poder das células sanguíneas. Nos dias atuais, o uso de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) e Fibrina Rica em Plaquetas e Leucócitos (L-PRF) tem ganhado espaço fundamental nas terapias faciais, além de demonstrado ser um forte aliado para tratamentos de lesões em músculos, ligamentos, cartilagens, ossos e lesões em tendões, além de auxiliar na cicatrização com a neoformação celular.
A técnica consiste na coleta do sangue do próprio paciente, através da introdução de uma agulha fina na veia, em que é retirado uma quantidade específica de sangue conforme a necessidade do tratamento proposto. Em seguida, estes tubos de amostras são processados, fazendo com que as células vermelhas, brancas, plaquetas e plasmas existentes no sangue se concentrem. As plaquetas aumentam de três a cinco vezes mais, fazendo com que estes fatores tenham grande influência na cicatrização e na formação de novas células, incluindo as de colágeno, muito ricas em leucócitos e fatores de crescimento. Este procedimento pode ser feito em qualquer idade.
Nos distúrbios da Articulação Temporomandibular (ATM), o emprego do PRP tem demonstrado grandes resultados na regeneração da mesma. O Plasma Rico em Plaquetas é aplicado diretamente na ATM. A maior vantagem do PRP é que seu próprio organismo pode estimular a regeneração e cessar os episódios de dor no crescimento ósseo e perda tecidual, nas cirurgias para ganho de tecidos gengivais, implantes dentários, em que há necessidade de ganho de massa óssea, e estética facial.
Especialista em CTBMF
Especialista em Saúde da Família