Vetrici e colaboradores descrevem que a pandemia da COVID-19 se espalhou rapidamente por todo o mundo, causando milhões de infecções, centenas de milhares de mortes e hospitais e unidades de terapia intensiva sobrecarregados, com pacientes que precisam de gerenciamento de cuidados intensivos. Inicialmente, o vírus causa uma reação exagerada do sistema imunológico conhecida como “tempestade de citocinas” (KONIG et al., 2020). Alguns pacientes são assintomáticos e se recuperam espontaneamente, enquanto outros apresentam sintomas progressivos que levam a casos leves, moderados ou graves. Muitos casos graves requerem internação em unidades de terapia intensiva (UTI) e suporte ventilatório. O número excepcional de pacientes que morreram enquanto recebiam cuidados médicos ideais e suporte de ventilação continua um enigma e estratégias de tratamento bem-sucedidas ainda precisam ser encontradas.
A fisioterapia tem uma contribuição muito importante na reabilitação de pacientes com sequelas da COVID-19 devendo promover alívio de sintomas, tratar e prevenir complicações respiratórias, cardiovasculares, musculoesqueléticas, neurológicas, proporcionar restabelecimento da qualidade de vida e retorno às atividades laborais, sociais e esportivas.
No entanto, uma vez que não há evidências robustas sobre os efeitos dos agentes terapêuticos disponíveis e não há tratamento eficaz disponível para combater a SARS-CoV-2, tem sido necessário o uso de estratégias de manejo de sinais e sintomas em pacientes com COVID-19, especialmente nos casos mais graves e a mortalidade permanece bastante alta.
Muitas opções diferentes têm sido propostas, entre as quais as perspectivas para a fotobiomodulação estão sendo discutidas de forma bastante ativa (DOMÍNGUEZ, VELÁSQUEZ E DAVID, 2020; FERREIRA, 2020; LITSCHER, 2020) e pode ser uma abordagem de tratamento muito promissora.
A fotobiomodulação (FBM) é um processo que causa alterações biológicas nos organismos devido a interação de fótons (partículas de luz) com átomos ou moléculas e situa-se no espectro visível e infravermelho próximo. Apresenta efeitos gerais como efeitos metabólicos, analgésicos, anti-inflamatórios e imunomoduladores. O método mais importante para o tratamento da COVID-19 é a oxigenação e a reabilitação mais rápida do tecido danificado, os efeitos antivirais e, finalmente, o controle da tempestade de citocinas por meio da redução dos agentes inflamatórios. A fotobiomodulação pode ser utilizada como terapia adjuvante ou mesmo alternativa para todos esses mecanismos, sem efeitos colaterais e interações medicamentosas (FEKRAZAD, 2021).
A FBM é um recurso muito utilizado na fisioterapia por ser uma terapia não invasiva, disponível e econômica, sem efeitos colaterais, que também proporciona efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios (HAMBLIN, 2017; KASHANSKAIA E FEDOROV, 2017; DE LIMA et al., 2011; DE FREITAS et al., 2016). Seus efeitos anti-inflamatórios foram estudados por diversos autores que examinaram a sinalização celular responsável por esses efeitos e concluíram que a redução na sensibilidade ao cálcio (Ca+2) pode ser responsável por seu efeito anti-inflamatório (HAMBLIN, 2017; DE FREITAS et al., 2016). A FBM apresenta vantagens fundamentais em termos de proliferação e diferenciação celular, modulando as respostas imunes e melhorando a oxigenação (OLIVEIRA et al., 2016; AIMBIRE et al., 2006; SZYMANSKA et al., 2013; AGAIBY et al., 2000; BASSO et al., 2013). Portanto, pode desempenhar um papel crucial na regulação da síndrome de tempestade de citocinas da COVID-19 e melhorar a função pulmonar, enquanto restaura a disfunção de múltiplos órgãos. Pode reduzir os mediadores inflamatórios, aumentando a angiogênese e melhorando a cura em doenças inflamatórias pulmonares crônicas
Segundo Fernandes e colaboradores (2020), há uma hipótese que o uso da luz poderia reduzir a letalidade da COVID-19. Nesta modalidade, podemos ressaltar a importância dos equipamentos Recover e Laser Duo, ambos com atuação do laser vermelho e infravermelho de baixa intensidade, a Fotobiomodulação Sistêmica Vascular (ou ILIB) e a Terapia Fotodinâmica.
Não há tratamento definitivo, portanto, os protocolos terapêuticos devem ser confinados a tratamentos de suporte para aliviar a inflamação. Porém, a FBM precisa ser melhor estudada e pesquisada. Além disso, investigar as doses específicas, comprimentos de onda, taxa de absorção da luz no tratamento da Covid-19.
Uma das formas de contágio do coronavírus é o contato com superfícies e objetos contaminados (como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador, interruptores de luz, etc) e também com pessoas doentes, através do toque de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse.
A MMO para evitar que a contaminação se propague com maior rapidez, orienta a limpeza e desinfecção correta dos ambientes, utensílios e objetos através do equipamento Surface UV. O Surface é um equipamento portátil e de fácil manuseio, ideal para realizar a rotina de desinfecção e é capaz de eliminar 99,9% dos germes, vírus, bactérias e fungos e atua sem adição de produtos químicos.
Além do Surface, a MMO disponibiliza de um equipamento para descontaminar o ar de ambientes fechados, como clínicas, salas de recepção, escritórios, hospitais, escolas, empresas, teatros e restaurantes, realizando a higienização através do sistema de ventilação, livre de ozônio e sem adição de produtos químicos. O Oxy Clean é um excelente germicida, pois destrói moléculas estruturais inativando os micro-organismos, auxiliando na prevenção e propagação de vírus e bactérias que permanecem suspensas no ar.
Resumindo, enquanto aguardamos a vacina, o melhor tratamento para conter a expansão da COVID-19 é a manutenção das medidas preventivas. Usar máscara de proteção, manter os cuidados básicos de higiene e evitar aglomerações, mesmo com a flexibilização do isolamento, são medidas imprescindíveis para minimizar a disseminação.
A MMO acredita que os profissionais que atuam na assistência aos pacientes com Covid-19 são os verdadeiros heróis desta pandemia e que apesar dos riscos inerentes ao contato com os pacientes a satisfação em continuar fazendo o que mais gostam são os que os motiva: cuidar das pessoas. Fazemos um apelo que se seguirmos os protocolos à risca vamos preservar a nossa saúde e colaborar para que toda essa situação passe o mais rápido possível.
Fonte: https://mmo.com.br/fotobiomodulacao-e-covid-19/!#